Semana do Meio Ambiente

Entre os dias 1 e 5 de junho, comemora-se a Semana Nacional do Meio Ambiente. Com o objetivo principal de incentivar a proteção e preservação ao meio ambiente, a semana, criada em 1972, busca todos os anos destacar um tema atual e relevante que impacta e preocupa todo o mundo. Em 2019, o assunto escolhido foi a poluição do ar.

O tema nos convida a repensar nossos hábitos e maneiras de contribuir para a redução da quantidade de poluição atmosférica que produzimos atualmente.

Para isso, procurar entender os diferentes tipos de poluições e a forma como isso afeta nossa saúde e o meio ambiente é fundamental para tomarmos algumas medidas a favor do planeta. Nesse contexto, nos últimos anos, pode-se observar o crescimento, por parte de edifícios corporativos, industriais, hospitalares, escolares, de varejo e até mesmo residenciais, na busca por certificações ambientais.

Um exemplo desse avanço do movimento verde é a residência que recebeu um título de certificação do Green Building Council Brasil (GBC) ONG que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil —, como sendo a primeira residência certificada pelo selo CASA. Essa certificação demonstra inovação, gestão ambiental e responsabilidade social.

Para tal certificação, a casa conta com instalação de placas solares para o aquecimento de água, um sistema de captação da água da chuva e placas fotovoltaicas, o que faz com que os gastos mensais comuns, como luz e gás, sejam significantemente reduzidos.  Dessa forma, além de diminuir os impactos ambientais, é possível, a partir desses diferenciais, poupar o desperdício de água e energia. #ZacApoia #MundoZac #PensandoNoFuturo

Quer saber também como tornar sua casa mais sustentável? Dê uma olhadinha nas nossas dicas!

  • Telhado verde: um telhado vivo parcialmente ou completamente coberto com vegetação;
  • Tintas ecológicas: aquelas formuladas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo;
  • Reuso da água de chuva: aproveitamento da água para outras atividades da casa;
  • Compostagem doméstica: reutilização de resíduos orgânicos como composto orgânico para adubação de plantas;
  • Geração de energia solar: uso de painéis solares para absorção de luz solar e geração de energia.

ZAC Imóveis por Ayna Coelho

1 thought on “Semana do Meio Ambiente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.