Semana de 22

A Semana de Arte Moderna aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O evento marcou o começo do modernismo no Brasil, movimento que rompeu com a tradição clássica e buscava inovar a arte do país.  Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão.

Durante sete dias, os artistas construíram, desconstruíram, executaram, esculpiram, deram palestras, leram poesias e criaram algumas das obras mais vanguardistas já vistas.

Os grandes nomes que participaram da Semana, entre artistas plásticos, escritores, músicos e arquitetos foram: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Goeldi, Antonio Garcia Moya, Georg Przyrembel, Victor Brecheret, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida, Villa-Lobos e Guiomar Novais.

Hoje a Semana de Arte Moderna de 1922, é reconhecida como um momento crucial no desenvolvimento da arte moderna. Na época, no entanto, foi recebido com expressões de raiva, horror, medo ou escárnio. A Semana de Arte Moderna deixou um legado importante para a cultura nacional, libertando a arte brasileira dos padrões europeus, que passaram a ser absorvidos e adaptados para criar uma cultura essencialmente nacional.

Celebrando os  97 anos da Semana de Arte Moderna, confira as exposições que abordam as correntes modernistas.

Exposições

Viva Mário” e “Semana 22”

Inauguração das mostras gratuitas será na próxima quarta-feira, 13/2. O Museu Municipal de Barueri abre na quarta-feira, 13/2, às 15 horas. As mostras têm entrada gratuita e ficam em cartaz até o dia 10/3

https://www.baruerinarede.com.br/museu-municipal-abre-exposicoes-semana-22-e-viva-mario/

“Paul Klee – Equilíbrio instável”

Pela primeira vez na América Latina, o CCBB reúne, em uma mesma exposição. Serão expostas mais de 100 peças do pintor e poeta modernista Paul Klee

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/paul-klee-equilibrio-instavel/

Confira também:

http://blogdazac.com.br/2018/10/11/dia-do-teatro-municipal/

ZAC Imóveis por Ayna Coelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.