Ipê Amarelo

“Ontem floriste como por encanto, sintetizando toda a primavera; mas tuas flores, frágeis entretanto, tiveram o esplendor de uma quimera. Como num sonho, ou num conto de fada, se transformando em nívea cascata, tuas florzinhas, em sutil balada, caíam como se chovesse prata… “

Sílvio Ricciardi

Apesar do tempo fechado em São Paulo, a primavera começa nesta terça-feira (22). Em homenagem à nova estação, o Mundo ZAC traz uma ode ao ipê-amarelo, árvore-símbolo da capital paulistana. 

Seu pequeno porte e beleza fazem da árvore uma favorita para as zonas urbanas. Agosto é quando ela floresce, mas suas lindas flores só caem no chão em mais ou menos metade de setembro, formando um tapete amarelo sobre o asfalto cinza. 

Por florescer num mês cinza como agosto, caracterizado por fortes ventos e oscilações de temperatura, o ipê amarelo foi consagrado na obra Macunaíma de Mário de Andrade e na obra de Castro Alves como símbolo de força e resistência.

E você sabia que o Ipê é tido a árvore símbolo do Brasil? A Lei nº 6.607 de 7 de Dezembro de 1978 a providenciou tal status, mas é importante ressaltar que o pau-brasil (árvore que nomeou nosso país e marcou nossa história como nenhuma outra) ainda é a Árvore Nacional.

ZAC Imóveis por Gabriella Ramus