Dia Internacional dos Museus

Poucos lugares no mundo são mais educativos do que museus. Afinal, onde mais poderíamos esperar ver tantas peças da história que contam tantas histórias sobre nossos antepassados? O papel dos museus na sociedade está mudando. Eles continuam se reinventando em sua busca por se tornarem mais interativos, focados no público, orientados para a comunidade, flexíveis, adaptáveis e móveis.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).  O objetivo é “conscientizar sobre o feito de que os museus são um importante meio para o intercâmbio cultural, o enriquecimento das culturas, assim como para o desenvolvimento da compreensão mútua, da cooperação e da paz entre povos”.

Por isso o tema de 2019, será: “Os museus como eixos culturais: O futuro das tradições” reportando o papel dos museus numa sociedade em constante mudança.

Todo dia 18 de maio, desde 1977, o ICOM organiza esta celebração única, promovendo eventos e atividades especiais em todo o mundo.
Confira um pouquinho da programação de SP.

Tarsila popular
Aproveite para visitar a exposição Tarsila Popular, que reúne cerca de 120 obras de Tarsila do Amaral no MASP, entre pinturas e desenhos.
Até 28 de julho. Terças, das 10 às 20h. Quarta a domingo, das 10h às 18h.
MASP – Av. Paulista, 1578
*Ingressos: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia). Menores de 11 anos não pagam. Entrada grátis às terças-feiras.

Museum of Me
Um mergulho em sua alma digital
Até 20 de maio. Segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Edifício Banco do Brasil – Av. Paulista, 1230

Japão 47 artesãos na Japan House
Na nova exposição da Japan House, o artesanato japonês contemporâneo é nosso guia em uma viagem histórica pelas 47 províncias do Japão.Artesãos criaram itens que podem não ter a aparência tradicional que se espera do artesanato regional, mas que têm entre as bases para criá-los as memórias do local e o uso de materiais e técnicas tradicionais.
Até 17 de julho. De terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.
Japan House: Av. Paulista, 52, Bela Vista.
*Evento gratuito em SP.

No dia 17 de maio, às 15h, a Casa das Rosas realiza visita temática sobre o tema “Museus como centros culturais: O futuro das tradições”, propondo reflexões sobre a função dos museus como formadores de novas tradições.

A Pinacoteca realiza visitas educativas à exposição interativa “Ernesto Neto: Sopro”, nos dias 13,15, 16 e 17, às 16h30, e no dia 19, às 10h30 e às 15h. No dia 13, às 14h, o museu apresenta palestra sobre o processo de restauro e conservação da obra “Tríade Trindade”, do artista Tunga. Já no dia 18, às 14h30, acontece visita educativa à exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”.

No Museu da Imagem e do Som – MIS, a sugestão para a semana é a megaexposição “Quadrinhos”, que conta a história das HQs no Brasil e no mundo e sua influência na cultura pop e nas mídias. No dia 15, às 20h, o programa “Notas Contemporâneas” recebe a cantora Martinha para uma entrevista comandada pelo pesquisador Cacá Machado, ao mesmo tempo em que a Banda MIS apresenta os principais sucessos da carreira da convidada.

Feliz dia Internacional do Museu!

ZAC Imoveis

1 thought on “Dia Internacional dos Museus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.