Dia do Teatro Municipal

Inaugurado em 12 de setembro de 1911, e totalmente restaurado a tempo do seu centenário, o Teatro Municipal de São Paulo é um dos principais tesouros arquitetônicos e atrações culturais da cidade.

As referências barrocas são abundantes no prédio, que abriga uma riqueza de afrescos de parede e teto, colunas neoclássicas, bustos, lustres e estátuas.
O teatro foi projetado pelo arquiteto brasileiro Ramos de Azevedo e pelos arquitetos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, inspirados na Ópera de Paris 

Em sua inauguração houve a  apresentação de Hamlet, uma ópera de cinco atos do compositor francês Ambroise Thomas, com o barítono italiano Titta Ruffo (1877-1953), conhecido como Voce del Leone (“Voz do Leão”).

O Teatro Municipal sediou a Semana de Arte Moderna (11 a 18 de fevereiro de 1922), um evento crucial na história cultural do Brasil, que lançou o movimento modernista. Maria Callas, Arturo Toscanini, Anna Pavlova, Mikhail Baryshnikov e Duke Ellington estão entre os artistas de renome apresentados no Teatro Municipal através de sua história.

Fora do teatro, a fonte inspirada na Fonte de Trevi, em Roma, foi um presente da comunidade italiana em São Paulo em comemoração ao centenário de 1922 da Independência do Brasil. A obra criada pelo arquiteto italiano Luiz Brizzolara inclui uma estátua do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896), patrono do teatro.
E ai? Você já visitou o nosso teatro Municipal?

Faça do teatro um hábito!

ZAC Imóveis por Ayna Coelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.