Building Bridges

Amizade, fé, ajuda, amor, esperança e sabedoria.

“Building Bridges” (2019, Veneza) é o projeto mais ambicioso do artista italiano Lorenzo Quinn até hoje. São seis pares de mãos monumentais, cada par simbolizando um valor universal da humanidade diferente: amizade, fé, ajuda, amor, esperança e sabedoria. Todos os pares juntos exprimem a superação das diferenças e a otimista construção de um mundo melhor. 

A obra é também minuciosamente pensada: os pares de mãos são também as últimas pontes da cidade, literalmente e metaforicamente, dividindo (ou será unindo?) o mar e a cidade, a natureza e a humanidade. 

Fazendo parte do Pavilhão de Veneza na 58ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, “Building Bridges” também se localiza adjacente à entrada do Arsenale, um complexo de estaleiros do século XII no distrito de Castello. O antigo se une ao novo, o passado se une com o futuro. Uma conexão com a história de potência comercial da Europa, de ponto de encontro nas rotas comerciais, de força naval é formada. 

Como Veneza é Cidade Patrimônio Mundial, atrai turistas de todos os cantos do mundo, fazendo dela, mesmo depois de séculos, ainda relevante no mapa de pontos de encontro culturais. Ademais, há certa alinhamento com a mensagem de unidade mundial e de universalidade de Quinn.

De acordo com Lorenzo,  precisamos de “amizade, para construir juntos o futuro; sabedoria, para tomar decisões mutuamente benéficas; ajuda, para cimentar relacionamentos duradouros; fé, para confiar em seu coração e em sua auto-estima; esperança, para perseverar em esforços que valham a pena; e amor, o propósito fundamental para tudo isso. Seis pares de mãos juntas simbolizando nossas necessidades e desejos comuns.”

ZAC Imóveis por Gabriella Ramus